terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Suflê de espinafre




Hoje eu comi um suflê de espinafre delicioso! Quando voltei e sentei na cadeira do computador, a primeira coisa que eu fiz foi procurar receitas na Internet. Suflê costuma ser aerado e o que eu comi era mais cremoso, então peguei duas receitas para experimentar, só que as duas levam farinha de trigo e eu terei que fazer sem por causa do meu tipo de dieta (low carb).

Suflê espinafre:

- Ingredientes:

1 maço de espinafre limpo (refogado com ½ cebola e 2 dentes de alho grandes e sal)
2 colheres (sopa) de manteiga (para refogar ½ cebola com mais dois dentes de alho ambos ralados)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 tablete de caldo de galinha1 xícara (chá) de leite quente
3 ovos separados a clara da gema
4 colheres (sopa) de queijo parmesão raladomanteiga para untar

-Modo de Preparo:

Em uma frigideira grande aqueça o azeite e acrescente a cebola ralada e o alho, quando começar a dourar coloque o espinafre e refogue até quase secar a o caldo dele mesmo e acrescente o sal.Depois de cozido, pique-o e reserve.Leve ao fogo a manteiga com cebola e alho e deixe dourar, coloque a colher de farinha de trigo e doure por igual. Junte o Caldo de Galinha dissolvido no leite quente e deixe engrossar mexendo sempre.Retire do fogo, coloque esse creme no liquidificador com o espinafre, as gemas e o queijo parmesão e bata bem.Transfira esse creme para uma tigela e misture as claras em neve delicadamente.Unte um recipiente refratário com manteiga.Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos.Sirva imediatamente.




Espinafre cremoso:
Ingredientes:
1 maço de espinafre
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara chá de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1/2 lata de creme de leite
Queijo parmesão a gosto

- Modo de fazer:

Limpe, lave o espinafre e coloque-o em uma panelatampada.Leve ao fogo até murchar.Espere esfriar, esprema com as mãos para soltar a aguá e pique. Reserve.Na mesma panela, derreta a margarina, junte a farinhasde trigo e mexa até dourar.Retire do fogo e adicione o leite, aos poucos, mexendopara não enpelotar volte ao fogo.Tempere com sal e pimenta do reino.Junte o espinafre reservado e o creme de leite, mexabem retire do fogo antes que ferva.Coloque em uma travessa e polvilhe com queijo.Sirva a seguir

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Ai que delícia!
    Vou pedir para mamãe fazer (porque eu não sou muito prendada rsss)

    Beijos

    ResponderExcluir